Master G22 Review

Eu vi muitos comentários sobre aerógrafos feitos em chinês, tudo de “eles são ótimos” para “eles são lixo”.
Uma das marcas que vejo mencionou muito é Master, que aparentemente só é vendido pela TCP Global em San Diego. Eu vi um Master G22 na E-Bay, e lancei sobre ele. E eu entendi por US $ 26,50. É o pincel de ação dupla com preço de menor preço e vende em seu site por US $ 39. A entrega do TCP foi rápida. Ganhei a oferta no domingo e peguei o aerógrafo na terça-feira.

Aqui está o que estava no bom caso de plástico. O conta-gotas de plástico parece meio bobo, mas acho que eles queriam que algo preenchesse algum espaço. Observe, ele vem com um adaptador de mangueira barbed.

Lido muito que os airbrus chineses são cópias de Iwatas. O termo rip off é freqüentemente usado. Bem, aqui está o G22 ao lado de um antigo estilo Iwata HP-C. Por sinal, peguei emprestado o Iwata. Na verdade, não sou um.

Suponho que você poderia dizer que existe uma semelhança. O design interno é quase idêntico. Aparentemente, nada disso é patente protegido. Eu acredito que é realmente um Fengda BD 130A, que você pode ver aqui , e provavelmente é vendido em todo o mundo sob diferentes nomes.

Primeira impressão

Foi bom. O acabamento é muito bom, foi bom na mão e o gatilho ficou muito suave. Há uma pequena tentativa quando você pressiona o gatilho, mas eu notei isso também no Iwata. Isso pode ser porque o pino ligado ao gatilho desliza através de um anel de borracha, e a borracha não é o material mais escorregadio. Uma gota de lubrificante com agulha deve ajudar.

A forma do gatilho é agradável. Existem trilhos que dão boa tração.

É mais pesado do que o Iwata, 98 vs 91 gramas, e 14 gramas mais pesados ​​que o Badger Patriot.

A tampa requer uma pressão firme. O copo não é bastante redondo. É de 0,005 “mais estreito de lado a lado do que a frente para trás. Então, colocando a tampa na forma realmente a forma em forma. A

tensão traseira do gatilho é ajustável.

O bico é especificado em 0,3 mm. Eu medei e é. Também estão disponíveis ganchos e agulhas de 0,2 e 0,5 mm. A escova pode ser usada com a tampa da agulha removida, o que irá expor completamente a agulha ao dano. Com a tampa encaixada, a agulha é rebaixada cerca de 1/16 de polegada.

Aqui É desmantelado.

 

Observe que o gatilho tem um pino giratório ligado a ele. Ele se encaixa em um buraco com um grommet de borracha dentro do corpo e é um bugger para se alinhar. O pequeno roqueiro ao lado dele também é complicado de instalar. Eu não poderia fazê-lo sem um par de pinças. Mas, em uso normal, você quase nunca terá que removê-los.

Não tentei separar a válvula de ar. Parece que requer uma ferramenta especial, e eu não queria enganar com isso. Aqui está à direita.
Observe o pequeno parafuso à direita disto. Você nunca deve ter que tocá-lo. Ele funciona como um pino e se encaixa em um sulco no tubo da agulha para evitar que ele gire. Eu também não tentei remover o selo da agulha. Eu não tinha certeza de como seria difícil voltar. É removível e ajustável com a chave de fenda de um joalheiro.

Uma chave especial é fornecida para remover o bocal. É um ajuste solto, mas funciona. Este é um daqueles bocados muito pequenos que seriam fáceis de perder ou quebrar.

O pequeno anel O que a seta aponta não é uma ótima idéia. É lá para selar o bocal para o corpo. Mas, quando você aperta o bocal, ele se deforma e pode fazer com que a ponta do bico esteja fora do centro na abertura na cabeça. Os fios do bico e da cabeça são muito descuidados. O Iwata não tem esse O ringue e acho que não precisa disso. Fui convidado em um dos fóruns para removê-lo e substituir um pouco de cera de abelhas, e eu posso tentar isso.   Aqui está uma revisão de Rato Marczak de uma escova chinesa diferente com o mesmo problema. O caso e outras partes parecem familiares e podem ser feitas pela mesma empresa.

Nota: descobri que não é uma boa idéia apertar o bocal mais do que é necessário. Não só melhorará, mas evita um problema que é mencionado abaixo na seção Postscript. Enquanto você não conseguir bolhas na xícara, o bocal é suficientemente apertado.

Aqui está a agulha em comparação com as agulhas Iwata e Patriot. O G22 está no topo, depois o Iwata e o Patriot na parte inferior. O eixo da agulha G22 é mais fino e o cone mais longo. Mas, não é tão agudo como o Iwata. Tem um estreito secundário muito pequeno no final. O acabamento é muito bom.

O manual é apenas uma única folha, mas é bom o suficiente. O TCP fez o seu próprio, e é muito claro e fácil de ler. De um lado é uma visão recortada na qual eu não aposto minha vida e um diagrama de peças.

Aqui está o diagrama de peças.

Uma das coisas que não gosto dos aerógrafos chineses é que você nunca pode baixar manuals ou diagramas. Então, você não sabe o que está recebendo até comprar um.

A abordagem da TCP para peças sobressalentes é interessante. Eles dizem que eles carregam todas as peças sobressalentes. Mas eles os vendem como kits. Por exemplo, suponha que você precise de uma nova agulha. Você precisa pedir uma agulha, bico e kit de cofres. Então, você pode precisar comprar peças que não precisa. Mas, todo o kit é de apenas US $ 6,95, então não é realmente um grande problema. Você pode pedir um grande kit de reparo, que inclui até mesmo uma alça por US $ 12,95. Eu acho que isso torna o inventário muito mais fácil para o TCP.

Tentando que o

Mestre tenha os mesmos fios de mangueira que o Iwata, e eu irei comprar um adaptador para caber na minha mangueira do texugo. Mas, graças à inclusão do adaptador de mangueira barbed, achei que a tubulação de aquário comum funciona bem. Ele empurra com segurança para o aerógrafo e o adaptador do compressor Badger.

Aqui está o melhor que eu poderia fazer com tinta preta em toalha de papel. A mola da válvula de ar é muito rígida para mim. Foi muito cansativo. Estou acostumado com as molas modificadas que coloquei nos Badgers.
Acho que vou tirar a válvula de ar e ver o que posso fazer. A primavera de Iwata parece ainda mais rígida.

Fiz isso com a tampa da agulha. Não é só isso que não consegui chegar perto o suficiente, a tampa bloqueou minha visão. A forma como um cone invertido não ajuda.

A sabedoria convencional diz que a baixa pressão é melhor para o trabalho próximo. Mas, eu achei que eu poderia fazer melhor com a pressão manivela até 25 lbs.

O bocal de 0,3 mm não me beneficia de forma real. Se você olhou para as amostras que fiz com outras escovas, você pode ver que meu nível de habilidade atinge cerca de 0,5 mm. Além disso, os 0,3 mm exigirão desbaste mais cuidadoso.

Limpeza

Este aerógrafo vai ser mais difícil de manter limpo. O bico minúsculo é difícil de segurar, e muito menos limpo com qualquer coisa. O anel de borracha já está começando a parecer desgastado do meu manuseio, e acho que pode ser uma boa idéia deixar o bico no lugar e tentar mantê-lo limpo por descarga.

Além disso, com este design, há um canal de cerca de 1/4 de polegada de profundidade entre a parte traseira do copo e o selo da agulha que é difícil de alcançar. No Patriot, o selo está nivelado com a parte traseira do copo. Eu fiz os desenhos abaixo para ilustrar a diferença. À esquerda, o G22 e à direita é o Badger Patriot. O espaço estreito em torno da agulha no G22 irá desenhar tinta através da ação capilar. E, a mesma ação capilar dificulta a remoção. Minha experiência é que apenas o rubor e o rubor de volta não serão suficientes. Você poderia remover a agulha e descarregá-la, mas então corre o risco de obter tinta e diluir novamente na válvula de ar, o que não é uma boa idéia. Eu acredito que esta é uma característica comum de aerógrafos com uma vedação de agulha ajustável. Na Iwata, O canal é apenas suficientemente grande para a passagem da agulha. Agora eu consigo entender por que muitas pessoas têm que absorver seus pincéis de vez em quando.

 

Peguei um pacote dessas escovas dentárias na farmácia.
O diluente de laca não parece machucá-los, e ao dobrar a ponta, eu posso descer dentro do copo e esfregar as aberturas frontal e traseira. Parece funcionar muito bem para o G22.

A cavidade na parte inferior da tigela que você vê à direita é maior do que o corte acima. Então, há uma borda todo o caminho, e você não pode tocar o lado abaixo com um pincel. Os aerossóis de design mais recentes com um copo afilado têm melhor acesso para limpeza.

Conclusão

Bem, o G22 é, obviamente, uma cópia de um Iwata hp-C. Mas, o Iwata não é muito diferente dos outros aerógrafos alimentados por gravidade no mercado. A maior parte do design tem sido em torno de um longo tempo e não é patenteada. A verdadeira questão é: “Quão bom de um aerógrafo é?” A minha melhor resposta é que é capaz de um bom trabalho se você entender. Na revisão da Rato que menciono acima, ele diz que a escolha dos materiais não é o melhor e, nas suas palavras, “não durará muito”. Eu também vi comentários que o cromo não aguenta. Poderia ser, eu não sei. Mas se você considerar o preço, isso pode não ser importante para você.

A má usinagem dos componentes da frente e o uso do O-ring sob o bocal são coisas que considero graves deficiências. Esta é a área mais crítica de um aerógrafo no que diz respeito ao desempenho. Se tivessem feito um trabalho melhor, ficaria muito mais feliz com isso.

Para mim, parece fraco comparado ao meu Patriot. Pesa mais e é um pouco pesado. O Patriot custa um pouco mais, mas você obtém algo que é mais fácil de limpar, mais robusto, com boa disponibilidade de peças e suporte de primeira classe. E, a ponta do Patriot de .5mm torna-o um melhor aerógrafo de propósito geral. Isso dará uma melhor cobertura, será mais indulgente com o desbaste e ainda será capaz de um trabalho de detalhes bastante fino.

Então, eu não recomendaria o G22 para um primeiro aerógrafo. Se você é um aerógrafo experiente, pode ser algo que você gostaria de tentar, especialmente se você conseguir um acordo como eu fiz.

Postscript

Eu estava brincando com um pouco de tinta, e notei bolhas no copo, não quando pressionei o gatilho, mas só quando puxei para trás. Bolhas na xícara quando você pressiona, mas não puxa para trás geralmente significa um vazamento de ar entre o bico e o corpo do aerógrafo. Mas, eu nunca tinha visto o caso em que não bolhasse até puxar para trás. De alguma forma, houve pressão em vez de um vácuo na ponta do bocal. Uma pequena divisão no bico pode fazer isso. Mas, verifiquei com uma lupa e não houve separação. Então percebi que a ponta do bocal estava ligeiramente embutida na cabeça. Em todos os meus outros aerógrafos, o bico sobe um pouco. Eu verifiquei a base do bocal e descobri que o pequeno anel de O estava apertado quase que achatado e estava quase desmoronando. Isso tornaria o bocal um pouco menor do que o normal.

A correção foi bastante fácil. A cabeça também tem um anel de O entre ele e o corpo da escova. É parte 4 no diagrama de peças acima. Acabei de removê-lo, e isso foi o suficiente para fazer com que o bico se estendesse um pouco atrás da frente da cabeça. A diferença de desempenho foi realmente algo. O controle de fluxo e as linhas finas foram muito mais fáceis, e sem bolhas.

Aqui estão as fotos do que estou falando. À esquerda é a cabeça com o anel de O instalado atrás dele. Observe que o bico está levemente rebaixado. À direita é a cabeça com o anel O removido. Observe que o bico sobe apenas um pouco. É apenas uma ligeira mudança, mas faz um mundo de diferença na forma como o aerógrafo pulveriza. Uma das queixas que vi dos aerógrafos chineses, é que eles funcionam bem no início, mas depois de um tempo seu desempenho se deteriora. Eu suspeito que o O ring pode ser a causa. Eu também li que os O-rings se deterioram após um tempo quando expostos a solventes. Eu não acho que vou usar esse pincel o suficiente para descobrir.

Aqui está outra amostra de tinta na toalha de papel feita após essa mudança.

O anel O ausente significará que há um pequeno vazamento de ar entre a cabeça e o corpo. Mas não acredito que seja suficiente. E se assim for, uma pequena cera de abelhas irá corrigi-lo. A lição aqui é: Não aperte demais o bocal. Eu estava tentando fazer com que o bocal fosse melhor, e eu overdid. Eu achei que ele realmente é melhor se você deixar um pouco solto. Enquanto você não ver bolhas no copo quando você pressiona o gatilho, o bocal para a vedação do corpo está OK.

Eu acho que isso mostra o que quero dizer sobre isso não sendo um bom aerógrafo para iniciantes. Alguém com alguma experiência poderia descobrir essas coisas. Mas um iniciante ficaria perdido. Ele ou ela não saberia se era o aerógrafo ou algo que eles estavam fazendo de errado.

Eu enviei um e-mail para o TCP Global e perguntei sobre a substituição do O-ring do bico, e eu recebi uma resposta no dia seguinte. Acontece que o O-ring vem como parte do bico e o bico faz parte do kit bico / agulha. Então, para obter o O-ring, eu teria que comprar o kit por US $ 6,95. O transporte seria de mais US $ 5,95. Isso traz o preço da reposição para cerca de US $ 13. Mas, eles disseram que eu poderia usar cera de abelhas em vez disso. Agora, o velho O-ring ainda faz o seu trabalho. Quando não, acho que vou tentar a cera de abelhas.

Uma palavra de cautela

Aparentemente, há uma série de fabricantes na China que fazem aerógrafos que se parecem, e nem todos eles têm os mesmos padrões de qualidade. Recebi um e-mail de um colega que comprou um pincel que parecia um G22 direto de um revendedor em Hong Kong. Quando ele experimentou, o padrão de pulverização foi distorcido. O bico estava tão distante do centro que tocava o lado do regulador de pulverização, e a abertura para o ar tinha a forma de uma lua crescente. Então, se você comprar um aerógrafo feito chinês, você pode querer garantir que seja de um revendedor que ficará atrás dele caso haja um problema.

Um anel substituto de bocal

Um colega chamado Vladimir no fórum Airbrushforum.com veio com um substituto para o pequeno O-ring. Ele os corta do isolamento de fio plástico. Você pode ler sobre isso nestefio. Mas, você pode ter que experimentar um pouco com espessura para obter o melhor do aerógrafo. O bico deve sobrescrever apenas um pouco da cabeça. Teflon seria o melhor, mas espero que o vinil se mantenha bem. Centrar é ainda um problema.

Obrigado Vladimir.

Posts relacionados

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *